sexta-feira, 3 de setembro de 2010

E a minha saia caiu!

A Escola de Samba a sua importância como núcleo de cultura e resistência do povo negro e o processo de segregação deste no carnaval e nas escolas de samba são questões que se tornam para mim ainda mais provocadoras por eu ser porta-bandeira de uma Escola Tradicional como o Camisa Verde e Branco, a qual deu um contribuição imensurável para o samba e para a preservação desta forma de resistência negra.

O desfile do carnaval de 2008 foi desafiador....minha saia caiu bem em frente ao jurado,foi constrangedor e esta é uma das piores coisas que podem ocorrer a uma porta-bandeira ,mas naquele momento pude pensar sobre o significado de ostentar o Pavilhão de uma Escola de Samba....

O Pavilhão do Camisa representa toda a comunidade e todo o patrimônio material e imaterial da Escola,representa os nossos ancestrais africanos,os fundadores da agremiação,os que apanharam da policia,os que foram perseguidos,humilhados mas que resistiram,o Pavilhão representa a Historia da Escola de Samba e de todos que fazem parte dela.

Quando a minha saia caiu eu tinha duas opções parar e chorar ou continuar dançando..optei por continuar mesmo sabendo que nós tínhamos perdido pontos e que para o jurado não iria fazer muita diferença..continuei porque não desfilamos só para os jurados (mesmo sabendo que a nota é importante)desfilamos pela e com a Escola e o valor do que fazemos é maior do que qualquer nota.

Considero que o significado de uma agremiação carnavalesca deve perpassar o dia do desfile,a transmissão da Rede Globo,as notas dos jurados,o sambódromo e a gana por lucros, ainda sou porta-bandeira porque acredito no legado deixado por Dona Sinhá,Dionísio Barbosa,Tio Helio Bagunça, Dona
Zefa,Seu Chiclé,Geraldo Filme,Candeia,Sr Gabi,Toniquinho Batuqueiro,Mantega e de todos os sambistas de ontem e de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário