sexta-feira, 24 de setembro de 2010

SERESPAPERCONFI!

Elena, minha prima, foi diagnosticada com câncer nos pulmões com metástases no fígado, abdômen e baço, hoje ela está sedada no hospital e os médicos disseram que a situação é gravíssima. Ela  tem 65 anos é mãe da Glauce e avó da Laís, minha afilhada.
Fui visitá-la no hospital e me senti impotente por não ter uma palavra de esperança ou conforto para oferecer , mesmo assim, ela ficou contente por me ver.
Esta situação me faz perceber que Deus nos usa como instrumentos para se fazer presente nos momentos de sofrimento,quando não há palavras,Deus fala através da nossa presença.
Lembrei-me de um conto que li quando tinha 12 anos, Serespaperconfi do Pedro Bandeira, na estória a Marina, protagonista, usava os verbos de ligação da Gramática Portuguesa - SER/ESTAR/CONFIAR/PARECER/PERMACER/CONFIAR e FICAR para ilustrar a Renato, garoto pelo qual estava apaixonada, a forma como desejava se relacionar com ele era o SERESPAPERCONFI.
Atualizo o SERESPAPERCONFI para a minha realidade:
Se os verbos de ligação ligam o sujeito ao que lhe qualifica, ou seja, o predicativo, eu (sujeito) também desejo me ligar á aquele que sofre, ao que precisa de mim, a este próximo que me qualifica e me faz ser mais pessoa.
Seu não me ligo ao que sofre estou desligada da vida e de Deus.
Hoje me ligo a você Elena:
Eu quero Ser com você;
Estar com você;
Parecer com você;
Permanecer com você;
Confiar em você
E ficar com você.
Serespaperconfi!

 Nota: Os verbos de ligação indicam o estado e a essência do sujeito, achei interessante, pois os verbos costumam indicar ação, a qual pode ser algo passageiro, diferente do que é essência e o estado do SER...Poxa! Como a gramática pode ser bonita!

8 comentários:

  1. Uall ,que lindo Claudiona , é ótimo ler algo assim nos desperta a necesssidade de aguçarmos nossa sensibilidade para SERESPAPERCONFI em uma sociedade tão impregnada de pronomes pessoais e possessivos !!! Não é que a gramática pode ser poética ... rs
    Bjoss e saudadeeee
    Amo você !!

    ResponderExcluir
  2. Conhecimento e consciência que... entorpece, conquista, hipnotiza. Muito sútil, forte e profunda a sua reflexão Claudia. Suas palavras me modificam.. valeu!

    ResponderExcluir
  3. Noussaaaaa...que coisa linda Clau!Obrigado pela sua sensibilidade, sua vida me faz um ser humano muito melhor!Estou contigo, SEMPRE!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bianca,minha amiga,me ensinou no final de semana passado que comentar os comentários é educado rsrs Então agradeço aos amigos Bianca,Manu e Netto que sempre deixam contribuições e observações carinhosas sobre os meus textos.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Ainda sobre a Gramática...

    Amar é um verbo transitivo,ou seja sempre exige um complemento.
    Tudo a ver né!
    "Sinônimo de Amor é Amar" canta sabiamente o Zé Ramalho".

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Esqueceu de Tornar-se, não esta no conto, mas está na gramatica, e na existência da vida.
    Tornar-se seu/sua.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tenho um blog que se chama #SerEsPaPeFiCo - Justamento pelos verbos de ligação que aprendi com minha professora no ensino fundamental. Não conhecia essa obra. Gostei da dica.

    ResponderExcluir